"A música psicadélica (português europeu) ou música psicodélica (português brasileiro), se refere a tipo de produção musical "intimista" (ou seja conota reflexão sobre processos internalistas do comportamento), cujos temas mais centrais exploram bastante "subjetividade", "loucura", "obsessão", "tendências à drogas psicoativas", "imagens", "alucinações" e "melancolia". As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais (tais como vozes repentinas durante movimento de corte do ritmo da música, risos "imotivados" trazendo como referência quadros clínicos de alucinação ou desespero), muitas vezes com harmonias contrastantes e experimentais.
Se tornou mais conhecido através dos Beatles em sua famosa "fase psicodélica" entre os anos de 1966 a 1967. Outros grupos também exploram bastante esta temática como por exemplo os primeiros trabalhos do The Doors, Pink Floyd e The Who. No Brasil,temos os grupos Secos e Molhados e Mutantes como principais expoentes deste movimento musical. Para este tipo de música, o uso de Sintetizador é fundamental."
fonte: wikipédia
Bem,agora na minha humilde opinião música psicodélica é uma coisa extremamente genial! assim como a maioria dos loucos por aí,porque connvenhamos acho que é da loucura que vem a inteligência e a genialidade também.
Porque se você for parar para pensar,nenhum desses caras inteligentíssimos que o mundo já conheçeu (Beethoven,Mozart,Einsten,John Lennon e Lewis Carroll por exemplo)não eram nem um pouco normais.
Vocês podem até me chamar de estranha mas eu AMO esse estilo musical,não por acharem que é associado a drogas e etc.,mas porque é uma maneira diferente de se fazer música .Então eu resolvi fazer (como sempre faço) uma playlist com as minhas músicas psicodélicas preferidas!
Algumas curiosidades sobre as músicas que eu coloquei aqui:
I am The Walrus A música é a junção de três diferentes canções que John resolveu fundir em uma. A primeira, é inspirada em uma sirene de ambulância: "I-am-he as you-are-he, "Mis-ter cit-y police-man" . A segunda, inicia-se no verso:"Sitting in a english garden...". A terceira, é a mistura da letra que ele escreveu para confundir os gramáticos.
Wild Honey Pie foi gravada apenas por Paul McCartney que usou vários overbuds na música,e só entrou no Álbum Branco porque Pattie Boyd (esposa do guitarrista George Harrison na época) gostava muito da canção.
Only a Northen Song era para estar no Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band,mas os outros Beatles acharam que ela não combinava com o álbum,além é claro de ser uma das músicas mais psicodélicas dos Beatles.
Lucy in the Sky with Diamonds foi a primeira música a ser censurada na rádio BBC por acharem que era a uma alusão as drogas já que as iniciais da música são LSD.
I'm Only Sleeping é considerada única porque apresenta um solo duplo de guitarras ao contrário, feito por George Harrison, que depois foi adicionado eletronicamente à canção. O solo é consistente com o resto da música, porque Harisson por diversas vezes treinou para entrar na melodia correta. (isso é o que eu mais amo na música fora que ela me descreve:sou uma dorminhoca exemplar HUAHUAHUHSS)
Strawberry Fields Forever foi outra que era para estar no Sgt. Pepper's mas Brian Epstein (empresário da banda) pressionou George Martin para lancá-la junto com Penny Lane em um compacto (EP).
Light My Fire Atingiu o primeiro lugar na tabela de singles da Billboard em 1967.
Foi re-lançada em 1968, atingindo o 87º posto. A canção foi escrita pelo guitarrista Robby Krieger, embora nos créditos surja "The Doors".
Spanish Caravan é uma canção da banda rock norte-americana The Doors lançada originalmente no seu álbum de 1968 Waiting for the Sun. O seu início contém o tema principal da composição clássica Leyenda de Isaac Albéniz. É também a única canção do grupo que possui na sua letra referência a Portugal, no verso "Take me to Portugal/Take me to Spain".
White Rabbit traça paralelos entre os efeitos alucinógenos do LSD e o mundo imaginário de Lewis Carroll em suas obras Alice no País das Maravilhas (1865) e Alice através do Espelho (1871). Eventos dos livros como a mudança de tamanho após comer cogumelos ou beber líquidos desconhecidos são mencionados.
beijinhos e até o próximo post!
ps: coloquei em vídeo pelos clipes de i am the walrus,strawberry fields forever e white rabbit ^^
p.s²: resolvi fazer esse post depois de ler um pouquino de "Alice através do espelho" (sim Lewis Carroll é muuuuuuito genial porque não faz sentido nenhum!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário